Comprar um terno novo não é tão fácil como alguns homens imaginam. Essa tarefa, na verdade, merece atenção na hora de escolher. Há alguns detalhes a serem levados em consideração como o corte, o comprimento, o tecido, entre outros. Confira as principais dicas que separamos para você:

 

Cortes

Os cortes tradicionais são os clássicos, com alinhamento pouco mais largo que o slim-fit. A própria modelagem dele é folgada, então tome cuidado para não escolher um número maior que o seu e ficar com as roupas afrouxadas.

Já o corte slim-fit é mais ajustado ao corpo. Isso não quer dizer que ele tenha que ficar apertado no corpo, mas sim, alinhado. Neste modelo, a lapela é mais fina, as mangas mais rentes e o paletó mais delineado à cintura.

 

Comprimentos

Depois de escolher qual tipo de corte fica melhor, você deve levar em conta os comprimentos de cada peça para escolher o terno ideal. As dimensões das peças devem se adequar ao seu corpo e não o contrário.

Ombros

Um dos principais pontos para analisar: a costura dos ombros do paletó deve estar alinhada ao seu ombro. Se ficar sobrando demais, você aparentará preguiçoso. Se ficar pequeno demais, soará infantil. O ideal é que fique na linha dos ombros, sem mais nem menos.

 

Tronco

Opte por um paletó levemente acinturado e que siga as formas naturais do seu corpo. Desta maneira, o todo ficará visualmente mais equilibrado.

 

 

Mangas

Para escolher o comprimento ideal das mangas, experimente o paletó. As mangas devem ficar na altura do ossinho do pulso. Se o seu terno for slim-fit, vale deixar a manga da camisa aparecer um pouquinho, mas não deve passar de um dedo.

 

 

Barras

A principal dica sobre o as barras da calça é que elas não cubram completamente os sapatos. Eles devem ficar levemente à mostra, com a barra pouco caída. Se você for baixinho, os sapatos cobertos vão te deixar ainda menor.

Para os modelos slim-fit, há um pouco mais de liberdade. Como eles são mais modernos, podem ficar um pouco acima, bem rentes ao início dos sapatos. Há quem goste também de deixar as meias aparecerem, como nos modelos de calça cropped, mas é preciso investir na atitude e estilo para isso.

 

 

 

Tecidos

Algodão, linho e lã são exemplos de fibras naturais usadas para fazer um terno.

São mais caros? Sim. Porém, para quem vive em um país tropical, usar fibras naturais ajudam a absorver o suor. A lã fria, por exemplo, é isolante térmico, mantendo a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação aos tecidos sintéticos.

Existem peças fabricadas com misturas de tecidos sintéticos e naturais. Porém quanto maior a porcentagem de tecido sintético, mais calor você sentirá.

 

Sapatos

Ao pensar em comprar o terno ideal é preciso também pensar nos pés. Para isso destacamos o sapato social. Para o dia a dia, o sapato marrom harmoniza bem com quase todas as cores. Em reuniões diurnas ou eventos noturnos importantes aposte no sapato social verniz preto que contribui para um visual chique e elegante.

 

 

Gostou das dicas? Se ainda surgir qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários ou entre em contato com nossa equipe!