Hoje, no mercado, é possível encontrar camisas sociais feitas de diversos tecidos. No entanto, saber escolher o tipo de tecido correto para cada ocasião e com o melhor caimento de acordo com o seu corpo é um diferencial para aqueles que buscam vestir-se adequadamente e ainda preocupam-se em passar uma imagem positiva nos ambientes em que frequentam.

Quer saber mais? Leia a seguir, quais são os tipos de tecidos de camisa social mais indicados para usar no dia a dia!

Tricoline: As camisas sociais confeccionadas em tricoline são as mais indicadas para o clima brasileiro. Ele é um tecido feito com fibras de algodão e, por isso, oferece uma melhor absorção do suor. De aparência leve e sofisticada, a peça de tricoline pode ser lisa ou estampada. Geralmente, o branco, o azul e o cinza são as cores mais usadas. Já as listras finas e os xadrezes miúdos são os mais indicados para o ambiente profissional.

Linho: As peças confeccionadas em linho absorvem melhor o calor e, por isso, são ideais para serem usadas no verão. Ao contrário do algodão, as cores não desbotam com facilidade. No entanto, se você viaja bastante, é uma boa ideia evitá-las, visto que é um tecido que amassa com facilidade.

Seda: As camisas de seda são mais indicadas para situações que exigem uma maior formalidade. Ao optar por esse tecido, procure coordená-lo, de preferência na cor branca, com calças de corte reto, cinto e sapatos de couro. Porém, a seda não é um material que absorve bem o calor, se você costuma suar bastante, não é uma boa ideia optar por ela.

Poliéster: Ele é uma ótima opção para quem costuma viajar. É um tecido resistente e que apresenta uma textura agradável ao toque. No entanto, ele não permite muita passagem de ar e é comum que, após um determinado tempo de uso, passe a apresentar aquelas bolinhas indesejáveis.

Algodão: Roupas produzidas com algodão são fáceis de lavar, frescas e combinam com todo o tipo de estilo. Além disso, essa fibra natural é bastante adaptável e, por isso, existe tanta variedade de peças. Suas desvantagens são a dificuldade de passar e a facilidade para amassar.

Algodão egípcio: As camisas de algodão egípcio apresentam texturas mais leves e conferem melhor caimento. Também são indicadas para o clima tropical, pois permitem que o corpo “respire” e não fique marcado com manchas de suor.

Além do tipo de tecido, outros fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher qual camisa usar ou comprar. Veja mais a seguir!

Ocasião: Tenha sempre em mente o local em que você irá usar a roupa! Para ambientes mais elegantes, prefira tecidos mais refinados como o de seda, linho ou algodão egípcio. Agora, para ocasiões menos formais, aposte no algodão ou nos sintéticos.

Clima: Lembre-se, as fibras que não permitem uma boa passagem de ar podem causar um incômodo para quem as usa, já que aumenta a produção de suor e a sensação de calor. Para um clima mais quente invista em materiais mais frescos, como fibras de algodão. Mas se a temperatura estiver mais baixa, camisas de seda ou poliéster contribuem para manter a temperatura elevada do corpo.

Preferências: Até mesmo os itens sociais precisam ser escolhidos de acordo com o seu estilo e personalidade. Deixe que as suas preferências influenciem na escolha e descubra quais tecidos, cores e modelos que mais estão de acordo com aquilo que você gosta e se sente confortável.

Gostou? Acompanhe nosso blog para mais dicas e ideias para causar uma boa impressão e ainda valorizar sua aparência!