Vai casar em breve e não pensou no traje ainda?  Hoje em dia muitos noivos se preocupam com seus trajes, e em combinar com a noiva, os padrinhos e a decoração da festa.

E como saber escolher o estilo que melhor se adequa a minha personalidade, e o estilo do casamento?

Bem, você pode começar pensando no horário do casamento, se é durante o dia ou se é a noite. A partir disto, você pode determinar o tipo e a cor do traje.

  • Manhã: bege, tons claros de azul e cinza.
  • Tarde: tons claros de azul e cinza.
  • Noite: azul escuro, azul marinho, cinza, chumbo e preto.

Agora, vocês já ouviram as mulheres falarem sobre o pretinho básico né? Então, essa regra vale para noivos em casamentos, é um clássico, coringa, mas deve ser evitado em casamentos ao ar livre, por ser um tom muito sóbrio e pesado.

 

Terno tradicional

É composto por calça social e blazer, pode ou não conter um colete, é moderno, simples e o modelo mais popular entre os noivos. É versátil, possuem grande variação de cores e combinam com diversos estilos de casamento. E quanto mais ajustados ao corpo, em formato slim, mais modernos tendem a ser.

Smoking

Bem sofisticado, são trajes mais utilizados em casamentos de estilo luxuoso. O estilo vem caindo em desuso, para tendências mais despojadas e mais confortáveis. Porém, este modelo ajuda o noivo a se diferenciar em meio aos padrinhos, e existem modelos mais ajustados ao corpo também, para dar o ar de modernidade.

Fraque

 

Muito utilizado pela realeza, o traje é elegante e utilizado em eventos de muita grandeza e importância. O fraque é característico por ter uma cauda no paletó e calça riscada, menos ajustado ao corpo, com colete. Ainda que na Europa o modelo seja utilizado para casamentos diurnos, aqui nos trópicos é de bom tom que seja usado em casamentos noturnos e tradicionais.

 

Meio fraque

 

Adaptação brasileira do fraque, por conta do clima mais quente e tropical. Possui cauda mais curtinha e tecidos mais finos, é prático e também recomendado para casamentos tradicionais noturnos.

 

E quanto aos ajustes dos modelos no corpo?

Há algumas regrinhas na hora de comprar, que devem ser levadas em consideração independentemente do modelo. A altura da barra da calça, o caimento do blazer sob os ombros e o comprimento das mangas. Esses detalhes deixam o traje confortável e elegante para um dia tão especial.

Tá bem, falamos muito do traje, mas e os acessórios? O mais importante deles é a gravata! Existem vários tipos de gravata, e eles tendem a combinar com os modelos de traje.

Gravata tradicional: Como o nome diz, é tradicional e atemporal, bonita e simples, atendendo aos ternos tradicionais e há diversos estilos de casamento.

Gravata slim: São as gravatas tradicionais, mas mais fininhas, para noivos modernos e ternos ajustados.

Gravata borboleta: Faz par com o smoking, mas também serve para casamentos informais se combinada com suspensório por cima da camisa.

Gravata italiana: Muito luxuosa e clássica, serve para casamentos com smoking, bem tradicionais.

 

As gravatas devem combinar com o estilo do traje, cores do casamento, cores das damas de honra, entre outros. Gravatas pérolas ou pratas, no geral são certeiras para combinar com a noiva.

Além da gravata, o noivo pode optar por usar um relógio, cinto, e claramente, sapatos, desde que os acessórios combinem com os tons do traje. Trajes escuros, acessórios pretos, trajes claros, acessórios marrons. Óculos de grau também são aceitos para os noivos que precisam, ou que querem um estilo diferenciado.

Outros acessórios populares em dia de casamento são lenços e flores para a lapela ou bolso do traje do noivo. O lenço pode ser claro ou combinar com a gravata, ele só não pode aparecer mais do que dois dedos. As flores geralmente são do mesmo tipo que alguma flor do buquê da noiva.

O último, e talvez, mais importante e tradicional acessório, são as abotoaduras. São elegantes, servem par ajustar o caimento da camisa nos punhos. Podem ser de família, passadas por gerações, mas também podem ser escolhidas para o noivo, clássicas, modernas, divertidas e podem até mesmo se tornar lembrança deste dia especial.

E então… Preparado?

Parabéns pela escolha e pelo casamento, agora pode beijar a noiva!