Escolher o sapato certo nas mais diversas ocasiões é muito importante, mas nem sempre conseguimos fazer isso com facilidade. No entanto, com apenas algumas dicas, fica mais fácil decidir por uma peça adequada ao momento. Através de critérios básicos, é possível não errar no calçado e estar sempre bem vestido.

A escolha de um calçado correto para cada ocasião pode dizer muito sobre o seu estilo. E para resolver essas dúvidas e descobrir qual o modelo perfeito para o que você precisa, separamos no post de hoje algumas dicas que mudarão o jeito de você escolher seu sapato.

Sapatos Sociais

Visto com mais frequência em ocasiões formais, o sapato social é indicado com ternos, camisa social e Black tie. Ainda, há uma variedade de modelos para escolher, dentre eles: oxford (de bico arredondado), derby (bico quadrado e abas próximas aos cadarços) ou monk (dispensa os cadarços e os substitui por fivelas).

 

Sapatênis

Ideal para situações informais, o sapatênis é perfeito para uso cotidiano; quando a empresa permite, para passeios, viagens, entre outros. Esse tipo de calçado cai muito bem com bermudas, calças jeans e calças de sarja. Além disso, pode ser usado com camisetas, polos e até mesmo camisas sociais.

Botas

Para situações pontuais, apesar de remeter a um visual mais militar, as botas são práticas, podem ser usadas com bermudas, calças e, em alguns casos, com ternos. Entretanto, no dia-a-dia, opte por algo mais confortável, uma vez que as botas são mais pesadas.

Mocassim e Dockside

De caráter informal e tecido fino, esses calçados são indicados para usar em casa, na praia, ou, junto a bermudas ou calças de alfaiataria, em passeios considerados informais, mas que requerem alguma elegância.

Alpargatas

Consideradas calçados unissex, por também serem feitos de tecido leve e terem visual casual, podem ser usados com bermudas ou calças jeans, em climas quentes. Caso a profissão permita, é uma boa aposta para o look profissional.

Sandálias e chinelos

As sandálias e chinelos, geralmente, ficam confinados ao ambiente doméstico. Entretanto, podem ser utilizados em visuais mais descontraídos, acompanhados por bermudas, camisetas ou polos.